sábado, 14 de junho de 2008

Cultura Internet

RESUMO: CAPÍTULO 2
LIVRO: A GALÁXIA INTERNET
REFLEXÕES SOBRE INTERNET, NEGÓCIOS E SOCIEDADE.


A CULTURA INTERNET

Os sistemas tecnológicos produzem-se socialmente e a produção social é determinada pela cultura.
A cultura da internet é a cultura dos criadores. Por cultura entendo um conjunto de crenças e valores que formam o comportamento.
A cultura diferencia-se da ideologia, bem como da psicologia ou das representações individuais. Apesar de se manifestar de forma explícita, a cultura é uma construção coletiva que transcende as preferências individuais e influência as atividades das pessoas que pertencem a essa cultura, neste caso, os utilizadores/produtores da internet.
A cultura da internet caracteriza-se por uma estrutura em quatro estratos sobrepostos: a cultura, tecnomeritocrática, a cultura hacker, a cultura comunitária virtual e a cultura empreendedora.
A cultura hacker deu um caráter especifico a meritocracia através do fortalecimento das fronteiras internas da comunidade dos tecnologicamente iniciados, tornando-a independente dos poderes de fato. Apenas os hackers podem julgar os hackers, a liberdade é um valor fundamental, especialmente a liberdade de acender à sua tecnologia e utiliza-la como lhes aprouver.
Os empreendedores da internet descobriram um novo planeta, povoado por grandes inovações tecnológicas, novas formas de vida social e indivíduos autodeterminados, dotados por sua habilidade tecnológica, de um poder de negociação considerável relativamente ás regras sociais instituições dominantes.
A cultura empreendedora orientada para o dinheiro, acabou por impor-se no mundo, e durante esse processo, converteu a internet no eixo de comunicação nas nossas vidas.
A cultura da internet é uma cultura construída sobre a crença tecnocrática no progresso humano através da tecnologia, praticada por comunidades de hackers que prosperam num ambiente de criatividade tecnológica livre e aberta, assente em redes virtuais, dedicadas a reinventar a sociedade, e materializada por empreendedores capitalistas na maneira como a nova economia opera.


Bibliografia:
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade; Capítulo 2, A cultura internet.Edição da Fundação Calouste Gulbenkian/Lisboa.2004.

Nenhum comentário: