segunda-feira, 30 de junho de 2008

Entrevistas realizadas com Professores sobre o uso de Tecnologias na Educação

ENTREVISTAS REALIZADAS COM PROFESSORES
UNIVERSITÁRIOS SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS NA
EDUCAÇÃO


Entrevista apresentada à Msc. Elisa Netto Zanette professora da Pós graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, para a conclusão da disciplina de Tecnologia Educacional no Ensino Superior.

INTRODUÇÃO
Com base nas discussões em sala de aula sobre os benefícios atuais na
educação com o uso de tecnologias, foi elaborado um roteiro de perguntas
relacionadas ao assunto e realizada 5 (cinco) entrevistas com professores
universitários para saber como estes educadores estão fazendo o uso das
tecnologias em suas aulas e medir as dificuldades que os mesmo encontrar nesta
nova realidade educacional proporcionada pelas inovações tecnológicas.
A seguir serão listadas as entrevistas que foram realizadas na integra e
ao final será feita a interpretação, análise e tabulação das respostas obtidas na
entrevista.
1 - Você utiliza algum tipo de tecnologia em sua aula?
2 - Até que ponto você acha que o uso das tecnologias contribui para o aprendizado em sala de aula?
3 - Você domina as tecnologias que utiliza em sala de aula?
4 - Como você se atualiza em relação às tecnologias?
5 - A instituição em que você trabalha dá suporte (técnico equipamento, cursos,espaço físico, laboratórios) para uso das tecnologias?
CONCLUSÃO

Esta análise feita na entrevista nos mostra com clareza como a sociedade
atual se tornou dependente e faz o uso das inúmeras tecnologias existentes e que
estão em constante inovação.
Educadores estão provocando cada vez mais discussões sobre até que
ponto o ensino deve se apropriar do uso de tecnologias ou não. A Educação a
Distância tornou-se uma realidade comum devido o surgimento destas inovações.
Pesquisas mostram que a Educação a Distância pode proporcionar uma qualidade
igual ou até superior a aulas presenciais, mas depende da estruturação e do
comprometimento da instituição que está conduzindo este método de ensino.
Portanto, nós como futuros educadores devemos estar atualizados e
discutir com bastante intensidade esta idéia para não cometermos o erro de
defender algo que não seja o mais apropriado.

REFERÊNCIAS:

à ROCHA, Cristina T. da Costa. Aspectos da Sociedade em Rede na Era da Informação. Net, Rio de Janeiro, 2003. Disponível em: <
http://www.ppgte.cefetpr.br/revista/vol6/artigos/art04vol06.pdf> Acesso em: 08 jun. 2008.

à Tauile, José Ricardo. Para (re) reconstruir o Brasil contemporâneo. Editora Vozes, São Paulo, 2001.

àCASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade; Capítulo 2,A cultura internet .Edição da Fundação Calouste Gulbenkian/Lisboa.2004;

à NETO, João Augusto Matar, Metodologia Cientifica na era da informática. 2 ed. São Paulo: Saraiva 2005. P. 113 a 143;

Nenhum comentário: